Há 25 anos, calava-se o assobio de Geraldo – Por Rayane

Obrigada por tudo assobiador, sentimos sua falta.

Obrigada por tudo assobiador, sentimos sua falta.

Primeiro parceiro de Zico, o camisa 8 do Flamengo campeão em 74, morto aos 22 anos, mantém imagem de mito

MÁRCIO MARÁ

A vida breve de Geraldo Cleofas Dias Alves teve a duração de um afinado e alegre assobio. Hábito que aprendeu ainda na infância em Barão de Cocais, interior de Minas Gerais, e carregou até os 22 anos, quando a morte por choque anafilático em operação de amídalas numa clínica do Rio interrompeu uma carreira de sonhos e boas histórias. Há exatos 25 anos partia o camisa 8 do Flamengo. Que, sempre de cabeça erguida, desfilava o toque cerebral e refinado nas passadas largas com pé colado na bola. Travestido na camisa para fora do short, meias arriadas e muita irreverência. Mas nascia o mito para os boleiros com mais de 35 anos. Principalmente quem viveu, na época, adolescência ainda empesteada pela glória do tricampeonato mundial de 1970.

Para esses, a imagem de Geraldo nos gramados permanece imaculada. Como a célebre foto do guerrilheiro Che Guevara que se tornou um dos maiores ícones do mundo moderno. Ou as cenas rebeldes de James Dean. Ou os solos viscerais de guitarra de Jimi Hendrix. Mitos não só pelo talento, mas também por terem morrido jovens, sem o desgaste do envelhecimento.

Não que Geraldo tivesse abalado o mundo. Longe disso. Jamais tocou em Woodstock com uma Fender, filmou em Hollywood usando casaco de couro ou saiu fazendo revoluções. ”Mas olha, foi um dos jogadores mais técnicos e inteligentes de todos os tempos.” Palavras do Furacão de 1970, o alvinegro Jairzinho, que chegou a treinar com o Assobiador na Gávea, em 1976, quando retornava do Olympique de Marselha, da França. ”Por pouco joguei no Flamengo com ele, que era um fora-de-série.”

Tabelinhas – Se Jairzinho lamenta não ter jogado com Geraldo, o mesmo não se pode dizer de Zico. Os dois pareciam irmãos siameses desde que chegaram, ainda garotos, ao Flamengo. ”Eu comecei um pouco antes, mas atuamos juntos em todas as categorias. Um dormia na casa do outro. Meu pai o chamava de filho preto. Nosso entendimento era perfeito. Geraldo tinha uma habilidade fora do comum, fazia tudo com a bola. Se não tivesse acontecido aquela tragédia, teria feito parte daquele Flamengo campeão do mundo em 1981.”

O jornalista Raul Quadros, assessor de imprensa de Zico, cobria o Flamengo na época e lembra de história curiosa. ”Antes de começarem os treinos, os dois, em laterais opostas, ficavam lançando a bola um para o outro, sem deixá-la cair, até se aproximarem e a colarem entre as cabeças no meio do campo. Era lindo.”

Um dos que mais assistiam à cena era o garoto Adílio, que com a morte do seu ídolo acabou tomando conta da camisa 8 rubro-negra. ”Ele era como um irmão mais velho. Sempre me dava toques e dizia que eu seria o seu sucessor. Quando eu estava no infanto, era recrutado para a reserva do juvenil e, no fim dos jogos, ele até inventava contusão para eu entrar no seu lugar.”

Inesquecível – Mas houve um dia em que Geraldo e Adílio jogaram juntos. ”A Seleção Brasileira treinou na Gávea e, para o coletivo, recrutou dois juvenis do Flamengo para completar o time reserva. Eu e Andrade formamos o meio-campo com o Geraldo. E derrotamos os titulares, que tinha Batista, Falcão e Carpeggiani, por 4 a 2.”

E Geraldo fazia tudo isso assobiando. De preferência Your song, na versão de Billy Paul, sua canção predileta. Que ouvia nas boates com o amigo Pintinho, ex-Fluminense, quando saíam para azarar. Temperamento diferente de um outro Geraldo da família Alves. Que 25 anos depois tenta repetir o tio em terras lusitanas. O filho de Washington, ex-zagueiro do Flamengo, aos 19 anos veste a camisa 8 do Benfica B, em Portugal. ”Ele tem o mesmo jeito de tocar na bola. Mas gosta também de marcar”, diz o pai coruja, que não assume mas sabe. Geraldo eternamente craque, só o assobiador.

PLACAR 1976

Calou o assovio. Acabaram-se as brincadeiras com Zico. Acabou tudo. Aos 22 anos, o coração de Geraldo parou. Morreu o craque do Flamengo.

Morreu na sala de operação. Uma simples operação de amídalas, com anestesia local. E foi uma reação alérgica à anestesia que o matou. O próprio otorino Wilson Junqueira aplicou a infiltração de xilocaína. Teve tempo ainda de realizar a cirurgia, mas logo Geraldo começou a passar mal, com problemas respiratórios.

Foi longa a luta dos médicos.Geraldo teve uma parada cardíaca. Fizeram-lhe uma injeção no coração, aplicaram-lhe choques elétricos. Geraldo reanimou-se, mas por pouco tempo. A segunda parada cardíaca foi definitiva. Uma hora e meia depois de operado, Geraldo Cleofas Dias Alves estava morto. O calendário marcava agosto de 1976.

No dia da consciência negra, uma homenagem a esse grande RN, um craque da bola. Pouco lembrado, mas venerado pelos poucos que lembram.

Vídeo:

Curiosidades
* Geraldo disputou ao todo 169 jogos como profissional do Flamengo. Na Seleção, atuou sete vezes.
* Tamanha era a capacidade técnica de Geraldo que alguns cronistas da época chegaram a comparar sua habilidade com a bola a de Pelé.
* A amizade de Geraldo com Zico era tão forte que, além de freqüentar constantemente a casa da família Antunes, em Quintino, ele era considerado um filho postiço de Seu Antunes e Dona Matilde. “É meu filho marronzinho”, costumava dizer o patriarca da família.
*Não era para Geraldo ter feito a cirurgia no dia 26 de agosto. Na verdade, o jogador, que tinha muito medo de ser operado, deveria ter retirado as amídalas no mesmo dia em que Zico corrigiu um desvio de septo. Mas geral não apareceu no dia e apenas Zico fez a cirurgia na data prevista.
* Zico participou de dois amistosos em memória a Geraldo. O primeiro, no dia 6 de outubro (Flamengo 2 x 0 Seleção Brasileira), serviu para arrecadar fundos para a família do jogador, que vivia em Barão de Cocais. A segunda, em 1995, foi entre os másteres do Flamengo e de Minas Gerais, em Barão de Cocais (o Flamengo perdeu por 2 x 1 e Zico fez o gol), para possibilitar a construção do mausoléu para Geraldo.

Anúncios

7 Responses to Há 25 anos, calava-se o assobio de Geraldo – Por Rayane

  1. marcio vinicius disse:

    ate o proprio zico dizia q o geraldo era melhor q ele.

  2. André Amaral disse:

    História emocionante..
    Perfeito demais…Uma pena..
    saudades!!

  3. Igor disse:

    E teve gente que disse ontem na comu , que nao sabia quem era GERALDO ;
    É muita sacanagem , kkk

    Geraldo , merecia estar com aquele grupo de jogadores que conquistou o mundial em 81 , uma pena a sua morte , mais vai ser pra sempre lembrado .

  4. Diana disse:

    SHOWWWWWWWWWWW!

  5. Já conhecia a história do Geraldo, que é das mais emocionantes. Pena ele não ter podido participar dos momentos gloriosos daquele FLAMENGO.

  6. Carlos disse:

    Geraldo era um fenômeno com a bola nos pés. Conseguia se safar no meio de três com a maior tranquilidade. Era meio irritadiço. Como todos nós não somos perfeitos, só havia um jogador que incomodava Geraldo. Era o Vasconcelos, se não me engano jogava no Santa Cruz ou Sporting. Era um malabarista com a bola nos pés, como foi também o AKOCHA da Nigéria e QUARESMA de Portugal.

  7. carlos batista disse:

    sou amigo de infancia de geraldo alves e BRUNO ALVES sobrinhos de Geraldo o assoviador, sao filhos de washington ex flamengo…
    Realmente sei da historia toda porque na casa de Washington em Portugal (mora na povoa de varzim – portugal) tem inumeras fotografias e quadros de Geraldo o assoviador, e o proprio washington contava-nos as historias do irmao com as lafrimas nos olhos ,,, uma pena aquela tragédia,,, quem tiver fotos ou videos da epoca se quiser partilhar agradecia ,,, abraço Batista – Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: